A Dica de hoje é um texto explicativo e muito útil para quem está ou pretende construir.
Da escolha do terreno à execução da obra, a construção deve
ter um planejamento e uma organização adequados, de forma a otimizar os seus
custos. Cada etapa requer cuidados específicos, como abaixo tentamos
resumir.
Na escolha do terreno
Escolha, de preferência, um terreno plano, pois isso representará muita
economia com obras de terra, fundações e estruturas de concreto, além de
reduzir a zero os custos com contenções de arrimo;
A avaliação da resistência do solo também é muito importante. Para isso
contrate uma empresa de sondagem. Caso o resultado apresente um solo de boa
resistência superficial, e sendo a casa a construir de apenas um pavimento,
será possível utilizar uma fundação tipo baldrame corrido, que consome menos
ferragem e utiliza um concreto mais barato;
Não se precipite em fazer obras de terra como terraplanagens e cortes antes
dos projetos de arquitetura e estrutural estarem prontos e sem a orientação de
um arquiteto, pois você poderá perder dinheiro com serviços desnecessários. O
arquiteto poderá tirar proveito da topografia e dos acidentes naturais do
terreno fazendo um projeto adequado para ele, economizando com redução das
obras de terra;
No projeto
- é altamente recomendável investir na contratação de um arquiteto, de forma a
se ter um projeto bem elaborado. Os erros durante a execução que podem ocorrer
pela ausência de projetos representam custo muitas vezes bastante elevados.
Informe também a este profissional o quanto você pretende gastar com a
construção;
- converse com o seu arquiteto o mais francamente possível, fornecendo-lhe
todos os detalhes da sua vida diária, seus hábitos e de seus familiares, de
maneira que o projeto arquitetônico seja bem adaptado ao seu estilo de vida.
- revisar o projeto e esclarecer todas as
dúvidas até o fim é um bom procedimento. É muito mais fácil e barato solucionar
erros e pedir mudanças na fase do projeto do que derrubar paredes durante a
obra;
- não pense que casas térreas são mais baratas que casas com dois ou três
pavimentos pois utilizam fundações menores e estruturas de concreto mais
simples. Realmente existe economia neste item, entretanto, analisando-se dois
projetos de mesma área construída, uma casa de um pavimento e outra de dois, a
área de telhado na primeira será o dobro da segunda casa, e o custo do m2 de
telhado é um dos mais caros na construção. Além disso a quantidade de sapatas
pode dobrar.
- evite recortes no telhado pois isso representa elevação de custos de material
e mão de obra;
- procure concentrar banheiros e cozinha numa mesma área pois isso permite
otimizar o uso da tubulação hidráulica necessária;
- um projeto cheio de recortes encarece a estrutura, dificulta a execução dos
serviços, requer mais material e representa mais área de revestimento e
pintura;
No planejamento
- planeje o início da obra, se possível, para o final do período das chuvas.
Executar fundações e serviços externos em períodos chuvosos prejudica muito o
andamento dos trabalhos, encarecendo a mão de obra.
- depois que o projeto estiver completamente definido, é necessário um
planejamento da obra. Elaborada em conjunto com o profissional responsável pela
obra, uma planilha pode registrar a ordem de execução dos serviços, duração e
custo de cada fase da obra, evitando-se gastos com mão-de-obra e/ou materiais
não necessários no momento;
- fluxo de caixa deve ser controlado para não correr o risco de parar a obra
por falta de dinheiro (obra “de igreja”, demorada, é sempre mais cara). Anotar
na planilha todos os gastos e sempre guardar recibos e notas fiscais, pois eles
serão úteis para declaração do Imposto de Renda e para enfrentar eventuais
problemas legais;
- mesmo que os materiais de acabamento ainda não tenham sido escolhidos, devem
ser anotadas na planilha especificações dadas por quem fez o projeto, como
tamanho, espessura, tonalidade, classe de abrasão e nível de absorção de água
das cerâmicas, o mesmo valendo para outros itens, como madeira e carpete,
poupando tempo na hora de pesquisar e comprar.
Na contratação de mão-de-obra “Todo
cuidado é pouco...”
- dar preferência a profissionais conhecidos ou indicados pelo seu arquiteto, por
amigos ou parentes; se possível, é bom ver um trabalho pronto;
- os operários podem ser escolhidos por você ou pelo seu arquiteto. Tendo mais
de uma equipe confiável você deve pedir o orçamento de ambas para decidir. Em
todo caso não se esqueça que a supervisão do arquiteto responsável, isso é
indispensável para a qualidade da obra e para evitar aborrecimentos e
custos;
- determinar uma forma de pagamento baseada na produção, estabelecendo assim
que o pagamento da mão-de-obra ficará condicionado ao cumprimento de
determinadas etapas e prazos.
Na
compra de materiais
- fazer cotações de materiais pedindo orçamentos em diversas casa de materiais
de construção. Pesquisar também em lojas de materiais de demolição e cemitérios
de azulejos. Neles é possível encontrar muita coisa em bom estado e por um bom
preço.
Mas preste atenção para não ser enganado; em algumas casas de material de demolição costumam cobrar mais caro que mercadoria nova;
Mas preste atenção para não ser enganado; em algumas casas de material de demolição costumam cobrar mais caro que mercadoria nova;
- Fazer a pesquisa levando em conta os parâmetros estabelecidos pelo profissional
que elaborou o projeto, tentando achar a melhor relação entre qualidade e preço
(não esquecendo que, além do custo de construção, há também um de manutenção,
ou seja, materiais de baixa qualidade só
são economia a curto prazo, e em pouco tempo a obra começará a apresentar
problemas);
- às vezes, é possível fechar um pacote para a compra de uma grande quantidade
de materiais numa única loja e, assim, negociar um desconto ou o pagamento a
prazo. A pechincha é regra básica. Às vezes é possível fazer combinando com
vizinhos que estejam construindo perto de você, e fazendo pedidos maiores;
- se optar por comprar materiais de acabamento com antecedência não deixe de
considerar uma margem de aproximadamente 10% de sobras para cobrir quebras e
consertos futuros.
Na
estocagem de materiais
- observar o prazo de validade de materiais como o cimento. Não deve ser armazenada
muita quantidade nem com muita antecedência (a planilha ajuda essa
programação);
- o material deve estar protegido da chuva, vento e outras intempéries. A
madeira e o cimento, por exemplo, devem estar cobertos e protegidos de umidade,
em local ventilado. Evite deixar materiais em caixas de papelão ao
relento.
Na execução da obra
- exija organização no canteiro de obras. Bagunça, entulhos em demasia,
ferramentas e materiais espalhados, tábuas com pregos, etc. são sinônimos de
desperdícios, acidentes e custos.
- a execução da obra deve ser acompanhada diariamente pelo arquiteto contratado
para esse fim. Qualquer erro na execução dos serviços pode resultar em ter que
demolir e construir novamente;
- o projeto deve ser seguido à risca. Qualquer alteração deverá ser comunicada
ao arquiteto da obra, que verificará as implicações em outros elementos do
projeto. Por exemplo, o deslocamento de um tubo pode ocasionar a sua passagem
por uma viga, ocorrência não prevista no projeto estrutural.
IMPORTANTÍSSIMO: Sempre
exija de seu profissional, tanto o autor de seu projeto, quanto o executor de
sua obra, as RRT’S (registro de Responsabilidade Técnica).
Imagens e texto de referência: IBDA E CONSTRUNET
Se precisar de alguma orientação ou
ficou com dúvidas, pode entrar em contato com o nosso escritório, que nossa
equipe terá prazer em atende-lo.
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