quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Coisas que você deve saber quando fazer uso na aquitetura com light steel frame

Quando o assunto é o sistema construtivo light steel frame, em perfis de aço galvanizado, o que se costuma lembrar é da rapidez de execução da obra, de como o sistema permite calcular precisamente a quantidade de material utilizado, e da limpeza da obra e do canteiro, por ser um sistema seco.

Se o arquiteto trabalhar as medidas conforme a modulação desses materiais, conseguirá melhor aproveitamento, evitando cortes e emendas que significariam desperdício de dinheiro e de tempo.


"O projeto ideal em steel frame é aquele que trabalha em cima da modulação do sistema"

As placas cimentícias usadas para revestimento, por exemplo, possuem 1,20 m de largura x 2,40 m de altura. Por isso é possível trabalhá-las em conjunto com as placas de gesso acartonado de 40 a 60 cm que, multiplicadas, atingem a medida de 1,20 m.

Mas se o projeto não foi pensado inicialmente para o steel frame, isso não significa que seja impossível executá-lo nessa técnica. Tudo depende do tamanho da obra. Para uma única edificação não faz grande diferença projetar com medidas padrão para steel frame, porque se perde pouco material nas adaptações. A diferença será considerável em um conjunto habitacional ou condomínio com muitas casas, por exemplo.

O steel frame, mesmo sendo um sistema com seus próprios materiais de fechamento, piso e cobertura, permite a utilização de acabamentos comuns em outros sistemas construtivos. Os acabamentos podem ser os mesmos da obra de alvenaria, como o mármore, texturas, pastilhas de vidro e cerâmica, desde que o cálculo esteja correto 

Outra facilidade está no uso de mantas de isolamento acústico. Pode-se colocar maior quantidade de mantas de lã de rocha para isolar melhor uma sala que será um estúdio musical, por exemplo, sem precisar reforçar a estrutura das paredes. E, com o aumento do uso do steel frame no País, alguns erros do passado não acontecem mais. No início soubemos de obras em que vizinhos que dividiam a mesma parede ouviam todas as conversas um do outro, porque as paredes estavam ocas, por falha da obra que foi feita sem o devido isolamento acústico

Aos poucos a construção em steel frame está se popularizando e cada vez mais os profissionais têm acesso a informações sobre o sistema. Existem diversos manuais sobre como projetar com esta tecnologia, disponíveis na internet ou em publicações do setor. Além disso, as empresas siderúrgicas dão suporte a este tipo de construção, tecnologia ainda pouco utilizada no Brasil.


www.deborabelli.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário